Mas existem outras modalidades que colaboram para a melhora do problema. E há as que atrapalham, pelo menos na opinião de alguns especialistas. O cirurgião plástico italiano Marco Gasparotti defende, por exemplo, que exercícios com muita carga, como a musculação com o objetivo de hipertrofia, podem piorar o quadro. "Porque liberam altas doses de ácido lático, substância nociva para o tecido cutâneo", disse ele em entrevista à BOA FORMA. Outra teoria desfavorável leva em consideração a anatomia da pele - ao deixar os glúteos "rígidos" com malhação pesada, os septos (aquelas traves fibrosas que sustentam o tecido e comprimem a gordura) repuxariam ainda mais a superfície da pele, evidenciando as depressões. Mas as duas teses ainda são polêmicas. Muitos médicos acreditam que o problema está em exagerar na dose. "Não tenho dúvidas que a musculação melhora o tônus principalmente do bumbum, das coxas, do abdômen e dos tríceps, o que beneficia o quadro", diz a preparadora física pós-graduada em fisiologia do exercício Claudia Zamberlan, de São Paulo. O ideal é combinar atividade aeróbica e localizada e, mais importante, manter a regularidade - um agachamento aqui, outro avanço ali não faz verão.
Os melhores exercícios contra a celulite
- Caminhada, corrida e bicicleta. Aeróbicas, essas atividades estimulam a circulação e queimam calorias. Dessa forma, as células de gordura não se sobrepõem umas às outras, evitando o aspecto acolchoado da celulite.
- Natação e hidroginástica. Os movimentos na água podem funcionar como uma espécie de drenagem, que atua na retenção de líquido, diminuindo o inchaço.
- Ioga e pilates. Ao alongar a musculatura de forma profunda, foco dessas duas modalidades, os septos fibrosos que repuxam a pele para baixo se soltariam, já que estão inseridos na fáscia, membrana que reveste o músculo.
- Musculação sem exageros. Mantém o metabolismo em alta e troca massa gorda por magra. Alguns pesquisadores acreditam que a hipertrofia (exercícios com muita carga) podem liberar toxinas que fazem mal à pele.
Exercícios Symulast Esta semana eu vou dar exemplos de exercícios de Symulast, para que você pelo menos saiba onde está se metendo. Symulast é uma abreviação para Exercícios de Estimulação de Camada Muscular Sinérgica. Estes exercícios são concebidos para fortalecer os músculos da perna, principalmente os músculos logo abaixo da pele. Na medida em que esses músculos ficam mais firmes, a sua celulite se torne menos e menos visível até que você dê adeus à sua Celulite.
- Se apoie em suas mãos e joelhos. Suas mãos devem estar diretamente abaixo de seus ombros e os joelhos diretamente abaixo da cintura.
- Levante sua perna direita e desloque-a para a direita. Não dobre seu joelho, tente manter sua perna em linha reta.
- Faça com o pé direito dez pequenos círculos no sentido horário. Em seguida, faça o mesmo, mas em sentido anti-horário. Isso deve queimar as celulites.
- Agora fazer a mesma coisa com a perna esquerda. Conforme você ficar mais forte, os círculos devem tornar-se maiores.
- Extensões Simétricas de Quadril
- Fique apoiada em seus cotovelos e joelhos.
- Levante o joelho direito a poucos centímetros do chão.
- Estenda lentamente a perna direita em linha reta até que ela fique atrás de você e seu pé direito esteja mais alto do que o resto do seu corpo.
- Retorne lentamente a perna para a posição inicial (certifique-se de não trazer o seu joelho direito mais do que seu joelho esquerdo) e faça mais nove repetições.
- Faça este movimento no lado esquerdo dez vezes. Você deve sentí-lo em seu bumbum.
- Inicie em posição ereta
- Dê um passo a frente com sua perna direita e lentamente dobre ambos os joelhos até que seu joelho esquerdo quase toque o chão.
- Levante-se novamente em linha reta, e dê imediatamente um passo a frente com a perna esquerda e dobre ambos os joelhos até que seu joelho direito quase toque o chão.
- Faça isso mais quatro vezes, enquanto se certifica de que seu joelho direito não avance mais do que seu pé direito (o mesmo vale para o joelho esquerdo e o pé esquerdo).