Os tendões são como uma espécie de cordões resistentes e fibrosos do tecido conjuntivo que unem os músculos aos ossos. A tendinite, por sua vez, é uma inflamação deste tendão. A condição também pode envolver a bainha do tendão, geralmente perto de onde o tendão se junta ao músculo.
Causas da tendinite

A causa mais comum de tendinite é o excesso de movimentos repetitivos de atividades recreativas, esportivas, ou ocupacionais. Os fatores de risco para a tendinite incluem o movimento repetitivo, algum trauma, lesão térmica do tendão, a utilização de certos antibióticos (tais como a levofloxacina e ciprofloxacina), e tabagismo. A tendinite pode também ocorrer em pessoas com doenças como a artrite reumatóide , obesidade , e diabetes.
Sintomas e sinais da tendinite
O principal sintoma da tendinite é a dor no tendão afetado. O desconforto geralmente piora com o movimento repetitivo, mas também pode estar presente enquanto o membro estiver em repouso. Também pode ocorrer inchaço ou inflamação sobre o tendão.Quando a procurar um médico
Se você estiver sofrendo com os sintomas da tendinite, vale consultar um médico para que ele descarte outras hipóteses que justifiquem a dor, tais como:- Algum tendão rasgado ou inflamado
- Artrite inflamatória ou degenerativa
- Bursite
- Tenossinovite infecciosa
Consulte um médico imediatamente em caso de:
- Febre
- Aumento do inchaço ou vermelhidão no local da dor
- Aumento dos sintomas, sem alívio com o tratamento em casa.
Tratamentos para a tendinite

- Descanso
- Uso de medicamentos antiinflamatórios não esteroides (AINEs) ou analgésicos.
- Coloque gelo na área prejudicada por 20 minutos uma vez a cada duas horas durante pelo menos os dois primeiros dias. Enrole o gelo em uma toalha para proteger a sua pele, ou utilize uma bolsa fria. Seu médico pode recomendar o uso prolongado de gelo.
- Eleve e imobilize a extremidade afetada.
- Use munhequeiras e/ou talas para manter a área lesada de ombros, braços e pulsos se moverem. Para outras partes do corpo, faça a compressão com bandagens a fim de minimizar a inflamação.
- Comece um programa de exercícios para desenvolver a força muscular e a capacidade de movimento após a fase aguda da dor. Verifique com um fisioterapeuta qual a melhor prática.
- Existem tratamentos experimentais que podem melhorar a tendinite como a escleroterapia, acupuntura e massagens locais. Consulte o seu médico.
- Se a dor for grave, o médico pode aplicar-lhe uma injeção de esteroides. O que pode ajudar a diminuir a dor e o inchaço, mas não deve ser realizada muitas vezes já que os esteroides podem enfraquecer o tendão, tornando-o vulnerável à ruptura.
- Consulte um profissional sobre a terapia extracorporal por ondas de choque. Esse tipo de procedimento tem tido bons resultados no tratamento da tendinite.
- Raramente uma cirurgia pode ser indicada para o caso de tendinite, sendo um procedimento de última instância, isso se os outros métodos não funcionarem.
Prevenção para a tendinite
- Fazer uso de uma técnica adequada durante a prática de esportes ou atividades ocupacionais.
- Aquecer e minimizar o uso excessivo e movimentos repetitivos dos músculos relacionados.
- Dê um tempo na atividade física ou ocupacional se perceber qualquer sinal de dor.